Linha do Tempo do Daime

Século XVI

RAIZES INDIGENAS

A ayahuasca era utilizado por indios peruanos ainda antes do seculo XVI
e repassado a tribos indígenas brasileiras

1914

MESTRE IRINEU

Em 1914, o maranhense Raimundo Irineu Serra emigrou para o Acre, onde
provou a bebida feita por seringueiros que tiveram contato com os indios.
Aprendeu a receita e, em 1930, passou a distribuir o chá em Rio Branco.
Rebatizou a ayahuasca de “Santo daime” e criou a doutrina com base cristã.

1940

A BARQUINHA – FREI DANIEL

Nos anos 40, Daniel Pereira de Matos, amigo do mestre Irineu, misturou elementos
epiritas e de religioes africanas ao Daime, Criando a Barquinha.

1960

UNIAO DO VEGETAL – UDV

Nos anos 60, José gabriel da Costa, migrou da Bahia para o Acre no Ciclo da Borracha
e descobriu o chá indigena e batizou de vegetal ou hoasca. Fundou a União do Vegetal (UDV), espécie de concorrente do Santo Daime.
CENTROS DA UDV
No Brasil existem grupos em mais de 100 cidades,em todos os estados, com subsedes nos EUA e na Espanha.
Tem em torno de 15 mil seguidores.

1971

PADRINHO SEBASTIAO

Com a morte de Mestre Irineu, em 1971, Sebastião Mota de Melo, seguidor do mestre se autoproclamou lider dos daimistas. Abriu igrejas do daime em todo o brasil e passou a aceitar doações em dinheiro. Fundou uma vila isolada no interior da mata só com os seus seguidores. O CÉU de Mapiá.
FILIAIS DO DAIME
Os centros que seguem essa linhagem estão por todo o Brasil estima-se em torno de 15 mil seguidores.

1993

CEU DE MARIA – GLAUCO

Como as diversas ramificações do santo daime, a seita foi fundada pelo cartunista
Glauco Vilas Boas, nos anos 90. Em 2009 eram 11 mil adeptos.

2000

UMBANDAIME

Criada por seguidores da umbanda onde os médiuns bebem o chá antes de incorporar
surgiu depois que o daime passou a ser divulgado nos centros urbanos.

Atualmente

DAIME NEW AGE

Costumam beber ayahuasca ao som de musica new age,
com a finalidade de abrir as portas da consciencia cosmica e do autoconhecimento.

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