Perguntas Frequentes

Perguntas que são feitas mais frequentemente sobre a Doutrina, sobre a igreja e/ou sobre o funcionamento dos trabalhos, por pessoas que estarão participando de um trabalho pela primeira vez se e/ou te interesse de participar de futuros trabalhos. Para maiores informações, ou outras dúvidas: barcadoluar@gmail.com

Sugere-se o uso de vestimentas claras. Os homens necessariamente devem usar calça e camisa.  As mulheres devem estar atentas para que suas roupas não sejam decotadas ou transparentes.

Não é obrigatória, apenas recomendável desde que não haja nenhum tipo de objeção.  A ingestão do Daime possibilita ao participante vivenciar plenamente o trabalho, entrando em sintonia com a corrente a fim de absorver os ensinamentos e fundamentos da doutrina, através da experiência individual  e pessoal que o Santo Daime proporciona.

Deve-se manter a concentração, ouvindo e cantando os hinos e acompanhando e  as preces. Procurar sair da igreja, se necessário, somente nos intervalos dos hinos para que não atrapalhar o trabalho dos demais e da corrente.

Sim. Não se tem notícias de que a ingestão da bebida no período de gravidez traga qualquer problema para o nascituro ou mesmo para o trabalho de parto. Veja o Relatório Final do GMT/CONAD.

Sim. Neste caso deve-se observar o tipo de medicamento que está em uso e relatar essa condição na entrevista feita antes de tomar o Daime. Por uma questão de prudência e absoluta prevenção não recomendamos o uso do daime para pessoas em tratamento com fármacos psicoativos em geral e principalmente antidepressivos.

Apenas saídas momentâneas, para ir ao banheiro ou tomar água, por exemplo. Somente ao final do trabalho é que se dá por encerrada a participação. Todos que ingeriram o daime devem permanecer na igreja até o final da sessão

Não é obrigatório, porém recomendável que o visitante faça um preparo, mantendo o  corpo e a mente prontos para o trabalho a ser realizado com o daime, especialmente com o não-uso de bebidas alcóolicas e outras substâncias.

Sim, leia a Resolução n° 05 do CONAD, que trata do assunto.

Os trabalhos se dividem em:

  • Obras de Caridade;
  • Trabalho de instrução, no dia 27 de cada mês;
  • Trabalho de instrução a cada 15 dias.
  • Limpeza dos guardiões a cada 3 meses.

A Barquinha tem um espaço destinado às crianças, com regras específicas para seu uso. Os pais devem procurar os irmãos responsáveis pela fiscalização, lembrando que este espaço é destinado somente para as crianças.

Tanto a missão, quanto a organização dos trabalhos, são orientados e determinados pelo Frei Daniel Pereira Matos, via mediúnica.
No comando desta casa temos a “Irmã de Caridade”, Iris Ferreira e o missionário Luis Molin Menna Barreto que, juntamente com um corpo de irmãos oficiais fardados, levam adiante a missão da Barquinha, participando dos trabalhos de mesa, como aparelhos nas obras de caridade e de cura, bem como na organização geral da igreja.

Os salmos são mensagens recebidas mediunicamente pelos oficiais da Missão, trazidos por entidades que trabalham nos mistérios da doutrina e são importantes fios condutores nos trabalhos da Barquinha. Nos trazem de mensagens de luz, paz, amor, fé e união e o tem o poder curativo e trasnformador daqueles que participam dos trabalhos.

são salmos de cura, louvores, instruções e disciplina. Onde o participante pode visualizar e melhor compreender os fundamentos e ensinamentos da doutrina.

Não é permitido o registro (filmagens, ou gravações) durante os trabalhos. Somente por pessoas autorizadas pela casa. Os salmos não são comercializados e nem distribuídos, são de execução exclusiva e restrita durante os trabalhos espirituais do Centro.

Não exigimos nenhum tipo de contribuição. Na recepção há uma caixinha, destinado a doações espontâneas, de acordo com a possibilidade de cada visitante. Recebemos também doação de materiais destinado aos trabalhos.

A nossa cantina ainda está em obra, mas já vem sendo utilizada. É um espaço de sociabilização e compartilhamento. Além de ser uma das formas de manutenção da casa e de arrecadação de fundos para as nossas obras da igreja.

Sim. Se você estiver participando pela primeira vez de nossos trabalhos, por favor imprima e preencha a FICHA DE ANAMNESE e apresente no dia em que for participar do trabalho.

Nossa prática ritualística é acompanhada da sagrada bebida, o Daime, também conhecida como Ayahuasca ou Santo Daime, unicamente para fins espirituais e no contexto religioso como norma.

Visando um melhor cuidado e acompanhamento do trabalho, a ficha cadastral tem como objetivo informar sobre sua situação de saúde e uso de medicamentos, considerando que o Daime possui substâncias psicoativas que agem principalmente no sistema nervoso central, atuando temporariamente na mudança de percepção, no humor, no comportamento e consciência.

Neste sentido, para devido acompanhamento e cuidado, contamos com a sua colaboração na fidedignidade das informações, bem como o comprometimento em manter atualizado os dados, caso ocorram mudanças nas situações apresentadas.

É sua primeira Vez?

Se você estiver participando pela primeira vez de nossos trabalhos por favor imprima e preencha a FICHA DE ANAMNESE e apresente no dia em for participar do trabalho.

Link para download do arquivo

Scroll to Top