Daime

Santo Daime (santa bebida
ou a Santa Luz)

“Daime amor, Daime fé, Daime cura.”

O Daime, é nossa bebida consagrada de comunhão.
“A única medicina permitida em nossa casa é o santo daime.

Todos os nossos trabalhos são feitos sob a luz do daime. É nossa conexão com o mundo espiritual.

Conhecido como Vinho das almas, o Daime une o feminino, que é a Folha Rainha e o masculino, que é o Cipó Jagube.

O Cipó traz a força e a Folha a luz da miração.

Santo Daime – A Doutrina da Floresta

“A primeira coisa que o Daime mostra é quem você é.”

O movimento religioso do Santo Daime, teve seu início na Floresta Amazônica, nas primeiras décadas do século XX, com o maranhense, neto de escravos, Raimundo Irineu Serra.

Ao Mestre Irineu, como ficou conhecido, iniciou uma doutrina de cunho cristão e eclético, reunindo tradições católicas, espíritas, esotéricas, caboclas e indígenas em torno do uso ritual do milenar chá conhecido pelos povos incas como ayahuasca (vinho das almas) e por ele denominado Santo Daime. De uso bastante difundido entre povos indígenas da Amazônia Ocidental, a bebida é obtida pelo cozimento de duas plantas nativas da floresta tropical, o cipó Jagube ( banisteriopsis caapi ) e a folha rainha ( psicotria viridis ).
Tem propriedades enteogênicas, isto é, produz uma expansão de consciência responsável pela

experiência de contato com o plano espiritual, através do encontro interior com o nosso Eu Verdadeiro.

O Mestre Irineu dizia ter recebido os seus ensinos diretamente de Nossa Senhora Da Conceição, que lhe apareceu numa das primeiras vezes que tomou a bebida na região de Brasiléia, Acre.  Ele também trabalhou na comissão encarregada de demarcar as fronteiras do novo estado do Acre onde, provavelmente,  teve a oportunidade de conhecer também tanto indígenas quanto vegetalistas e ayahuasqueiros da fronteira com o Peru.

Com o crescimento espontâneo registrado nas últimas duas décadas e os desafios sociais e institucionais decorrentes, a Doutrina se espalhou por diversas regiões do País e do Mundo.

O uso do Santo Daime como sacramento enteogênico em um trabalho espiritual de autoconhecimento obedece a regras rituais recebidas espiritualmente pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião. Não há uso indiscriminado, pois como um sacramento, a bebida é somente distribuída em datas que obedecem ao calendário religioso anual e dentro das regras preestabelecidas.
Os hinários são rituais festivos com cânticos de Louvor a Deus, à vida e as forças da natureza, onde a bebida sacramental é consagrada e comungada dentro de um templo ou locais autorizados, sob regras estritas de comportamento e organização, além da infra- estrutura de atendimento.

Outro ritual da doutrina é o Feitio da Bebida, também sob rigorosas regras doutrinárias, que orientam os mínimos detalhes, cercado do máximo respeito, silêncio e limpeza, num clima estritamente devocional. Este é um dos principais momentos do trabalho religioso e exige muita concentração, solidariedade, esforço físico e cuidado ecológicos. O produto final de todo esse processo é o Santo Daime. Enquanto sacramento, ele é ministrado com toda a reverência nos momentos do culto. O Santo Daime, segundo acordos assumidos por nós e pelas diversas tradições religiosas que também fazem uso da bebida sacramental não pode ser comercializado. Os centros autorizados ministram os sacramentos conforme as datas dispostas pelo calendário oficial.

mapia-igreja-05c44-ma

Benefícios

Sua ação nos receptores serotoninérgicos 5-HT2A podem levar a alterações de personalidade, como auto-transcendência e abertura para novas experiências, com correlação destes efeitos com redução da região do córtex cerebral cingulado posterior de usuários crônicos do chá.
Alguns estudos sugerem melhora cognitiva com uso do chá, bem como propriedades de proteção neuronal, mas ainda sem estudos válidos em humanos. Estudos em humanos que evidenciam melhora de quadros depressivos, ansiosos e de dependentes de drogas apresentam falhas metodológicas importantes, devendo ser replicados para poder garantir confiança em seus resultados.

Legislação

Em janeiro de 2010 o governo brasileiro formalizou legalmente o uso religioso do chá ayahuasca, vetando seu comércio e propagandas, que só poderá ser utilizado com fins religiosos e não lucrativos, com a criação de um cadastro facultativo para as entidades que o utilizam. A bebida chegou a ser proibida no país em 1985, sendo liberada dois anos depois, e ocorreu uma nova tentativa de proibição nos anos 1990. Atualmente não há impedimento para o uso do chá em cerimônias religiosas, porém não existiam orientações para o seu uso em conformidade com o direito.

Uma Breve História do Santo Daime​

Scroll to Top