Símbolos utilizados igrejas daimistas

Conheça cada símbolo empregado na doutrina do Santo Daime:


Farda: vestimenta usada durante os rituais do Santo Daime. Pode ser branca, para dias de hinários oficiais, ou azul para concentração e trabalhos não oficiais. Para as mulheres, a farda é acompanhada de uma fita verde pregada no ombro esquerdo, que simboliza proteção. Já para os homens, a roupa é composta pelo paletó branco e a gravata azul marinho, que possui o mesmo significado da fita.


Coroa: de cor branca e bordada com lantejoulas, é usada pelas mulheres e representa a Rainha da Floresta.


Santo Cruzeiro ou Cruz de Caravaca: é uma cruz de dois braços que representa fé redobrada ou também os trabalhos dos daimistas (braço menor da cruz) sobreposto à cruz de Jesus Cristo (braço maior da cruz). Ou ainda significa o lado espiritual e a parte física.


Rosário: adotado do catolicismo, é um terço com 165 contas, que correspondem a 15 dezenas de ave-marias e 15 pais-nossos.


Beija-flor: é o símbolo da doutrina. A imagem do pássaro é associada à ayahuasca e representa a cura.
Estrela de Salomão ou Selo de Salomão: a estrela de seis pontas entrelaçadas deve ser ostentada no peito do daimista. O vértice superior representa o fogo, e o inferior, a água.


Maracá: chocalho usado pelos índios nas solenidades religiosas e de guerra. O instrumento acompanha os hinários. Ele é feito com uma lata pequena, bolinhas de metal e um cabo de madeira.


Sol: fonte de vida na Terra, no Santo Daime está associado ao Cristo, sendo a ressurreição do filho de Deus a cada dia que nasce.


Lua: representa Nossa Senhora da Conceição.


Hinário: são canções religiosas cantadas durante o culto. Podem representar lições preciosas, testemunhos de graças, chamados de entidades protetoras e guias espirituais

Scroll to Top