“Um pequeno barco que anda no mundo resgatando as pessoas que estão perdidas.”
A Barquinha é uma religião ayahuasqueira fundada em 1945, em Rio Branco (Acre), pelo ex-marinheiro e devoto de São Francisco, Daniel Pereira de Mattos.
A Barquinha é um sistema religioso sincrético e uma das principais matrizes religiosas que utilizam a ayahuasca no Brasil. (além dela, as outras são o Santo Daime e a União do Vegetal, e os desdobramentos de cada uma delas).
Entretanto, é uma das menos conhecida e estudada, e restrita ao Brasil, se destaca por contemplar uma cosmovisão híbrida que a possibilita assimilar símbolos e ritos de diferentes matrizes religiosas: catolicismo popular, esoterismo europeu, umbanda, candomblé, encantaria maranhense; kardecismo, além de influências xamânicas, indígenas e do próprio Santo Daime.
Composta por centros espíritas que comungam do Santo Daime ou santa bebida, foi fundada por Daniel Pereira de Mattos, Frei Daniel, por volta de 1945 em Rio Branco-AC., que também foi companheiro do Mestre Irineu.
É uma religião cristã com influências de matizes religiosas negras, brancas e ameríndias.
Ela é o único grupo destes três no qual não há doutrinas que confiram aspectos sobrenaturais ao seu mestre fundador. É também o único no qual a ayahuasca não é bebida em todos os rituais, e que conta com frequentadores assíduos que não comungam o chá e nem são membros do grupo.
Navegamos nessa barca de Jesus, na missão de resgatar almas!
Logo após a morte de seu fundador, o Frei Daniel, Antônio Geraldo da Silva assumiu a direção dos trabalhos, em 20 de janeiro de 1959, que já tinha muitos adeptos e se chamava Centro Espírita e Culto de Oração, Casa de Jesus, Fonte de Luz. Em 1979, Manuel Hipólito de Araújo passou a dirigir o Centro e Antônio Geraldo da Silva fundou outra Igreja, com o nome de Centro Espírita Daniel Pereira de Mattos. Era só o começo da ramificação da Igreja fundada por Daniel, que já conta com alguns centros espalhados em Rio Branco e em outras cidades do país.
Atualmente existem várias Barquinhas em Rio Branco/Acre. Entre elas: Centro Espírita e Culto de Oração Jesus Fonte de Luz, Centro Espírita Daniel Pereira de Matos, Centro Espírita e Obras de Caridade Príncipe Espadarte etc
A cosmologia da Barquinha é muito complexa e organizada, tendo uma cartografia espiritual com diversas influências: do cristianismo, do xamanismo e da umbanda, com os pretos velhos, caboclos, encantados e suas falanges.
Trabalhos
“Os trabalhos, são nossa obrigação com Deus, lembram uma missa cristã ou um encontro de família: com trajes parecidos, todos cantarolam, há leitura do Evangelho de Jesus Cristo e de orientações que são psicografadas por aqueles que recebem espíritos.
Aos sábados, conversam sobre obras de caridade, o principal trabalho da Barquinha, do qual derivaram todos os outros rituais da casa.
E também existem os trabalhos para curas e para comemoração de Santos e datas festivas:
São Francisco de Assis é um desses que merecem as festas e o carinho do povo da Barquinha.
Nos rituais há trabalhos de aplicação de passes, exorcismo, pontos riscados, doutrinação de almas, batismo de entidades, bailado e concentração, dentro dos quais a prática da caridade é muito intensa.
Salmos e Pontos
“Quem chega na Barquinha viaja através dos salmos e sai transformado.”
Enquanto no Santo Daime, a música entoada é chamada de hino, na Barquinha os cantos são de duas espécies: os salmos e os pontos. Ambos são “recebidos” e, diferentemente do que ocorre no Santo Daime, no qual os hinos se tornam parte do hinário da pessoa que o recebe, na Barquinha não há um dono do hinário.
Os salmos (cânticos de conteúdos bíblicos) e pontos (trazidos da umbanda e reinterpretados), que são mensagens sagradas recebidas de entidades divinas pelo presidente da casa ou pelos aparelhos (médiuns) do centro, conhecidos como fardados.